Muitos segurados do INSS estão preocupados com a realização da prova de vida que acabou sendo prorrogado por diversas vezes desde o ano passado em decorrência da pandemia no país.
A boa notícia é que a autarquia prorrogação o período de suspensão da interrupção de bloqueio do benefício por falta de realização da prova de vida. Para você que ainda tem dúvidas sobre a prova de vida, continue acompanhando!
O que é a Prova de Vida
A prova de vida se trata de uma exigência do INSS para checar quais beneficiários ainda estão aptos para continuar recebendo o benefício. Por meio da prova de vida, os benefícios que são pagos por meio de forma fraudulenta, ou até mesmo aos segurados que já faleceram são cortados.
O objetivo da prova de vida é cortar gastos com benefícios que não fazem jus ao pagamento. A medida ocorre todos os anos e os segurados precisam se apresentar à agência bancária ao qual recebem o benefício, munidos de um documento de identificação pessoal com foto, para a realização da prova de vida.
O interessante é que em determinadas agências é possível que o segurado faça a prova de vida por biometria, por meio do caixa eletrônico.
Prorrogação da exigência
A prorrogação da liberação dos segurados da exigência da renovação de senha, que valeria até este mês, foi divulgada nesta terça-feira (23) pelo secretário especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco Leal, durante o lançamento da ampliação do projeto de fé vida digital.
Logo o INSS confirmou que a exigência será dispensada para as próximas duas competências, que são março e abril. Nesses dois meses, portanto, os beneficiários não precisam realizar o recadastramento na rede bancária.
Prova de vida digital
O INSS está convocando mais de 5 milhões de segurados para a realização da prova de vida digital. O procedimento foi lançado ainda em 2020 e agora está sendo ampliado e já pode ser feito através do aplicativo Meu INSS. Contudo, a medida ainda se trata de um projeto-piloto.
A convocação dos segurados elegíveis para participação da prova de vida digital está ocorrendo por meio de mensagens enviadas por SMS e e-mail. Na plataforma Meu INSS, também há uma mensagem para que o segurado realize o procedimento caso ele esteja com a prova de vida pendente e tenha sido convocado.
O INSS afirmou que o segurado que deixar de realizar a prova de vida digital não terá o benefício cortado.
Por: Redação
Jornal Contábil