Muitos trabalhadores informais conseguem se formalizar como MEI, porém para alguns isto ainda é um sonho distante para se realizar, ao se cadastrar como microempreendedor individual o cidadão passa a ter direito a um CNPJ, tendo várias vantagens.
No conteúdo de hoje vamos esclarecer um pouco mais sobre quanto custa ser um microempreendedor individual. Continue conosco e fique por dentro do assunto.
Regulamentação do MEI
Quando o cidadão faz esta regulamentação, ele passa a ter direito de desfrutar de uma carga tributária mais baixa, facilitando o acesso aos benefícios.
O MEI, faz seus recolhimentos mensais para o Simples Nacional, pois, é através dele que é feita a fiscalização e cobrança de tributos que são aplicados às empresas de pequeno porte.
Como é feito o cadastro para o MEI?
Quando o cidadão está por dentro de todos os requisitos que listamos acima, basta fazer o cadastro pelo Portal do Empreendedor, sendo necessário informar dados da conta Brasil Cidadão.
Quais são os valores mensais do DAS?
Os valores são conforme o salário mínimo, R $1.1000. Sendo:
- R $56 para indústria ou comércio;
- R $61 para comércio e serviços juntos.
- R $60 para prestação de serviços;
Qual o prazo para realizar o pagamento DAS?
- Pagamento sempre será realizado no dia 20;
- Caso seja descumprido este pagamento, o mesmo sofrerá consequências, podendo ter o seu CNPJ cancelado, além de adquirir dívidas no CPF.
O que é necessário para se tornar um MEI?
- É necessário que o faturamento anual seja de até R $ 81 mil por ano;
- Não é permitido que o microempreendedor tenha participação em alguma empresa, seja sendo sócio, proprietário ou administrador;
- O microempreendedor individual pode contratar no máximo um funcionário
Por: Laís Oliveira