Comissão pode mudar CadÚnico e programas sociais do governo

Nesta sexta-feira (14) a Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos deputados realizará uma audiência pública com o objetivo de debater alterações relativas ao CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal).

Audiência e debate

A audiência contará com a diretora do Departamento do CadÚnico, Angélia Amélia Soares Faddoul; a ex-ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello; e o atual presidente do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), Elias de Souza Oliveira.

A audiência veio através de pedido do deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG) que informou a intenção do governo em reduzir custos com políticas de proteção social, promovendo assim o auto cadastramento através de aplicativos de celular.

Ainda, conforme declaração de Barbosa, discute-se a mudança no paradigma de programas assistenciais para programas de aumento de renda. “Isso implicará no desmonte de toda uma rede socioassistencial organizada a partir desta base de dados, e no esvaziamento do papel dos municípios no cadastramento de novos beneficiários de programas sociais”, pontuou o deputado.

Conteúdo por Jornal Contábil, com informações, agência da Câmara dos Deputados

Compartilhe