Quanto tempo leva pra receber o 1º pagamento da aposentadoria?

Muitas pessoas têm dúvida quanto ao tempo que se leva para começar a receber o primeiro pagamento da aposentadoria. De fato, o primeiro ponto a se atentar é que o pagamento dependerá do dia do mês que o benefício será concedido.

Além disso, existem os prazos para recebimento de atrasados no pedido judicial que também podem variar conforme o valor bem como o montante a receber. A partir de agora você começará a entender os cuidados necessários bem como os prazos estipulados para que você comece a receber a sua aposentadoria, acompanhe!

Quanto tempo leve para receber o primeiro pagamento?

O segurado do INSS precisa se atentar que o tempo para receber o primeiro pagamento da aposentadoria dependerá da data de quando o benefício foi aprovado pelo INSS, no entanto, o pagamento costuma levar uma média de 15 a 45 dias para correr.

Caso sua aposentadoria tenha sido aprovada antes do dia 20, então, tudo indica que você deverá receber o benefício no início do próximo mês. Porém, caso sua aposentadoria seja implementada após o dia 20, o mesmo será pago somente no início do mês posterior.

Vamos a um exemplo prático para que fique de fácil compreensão: senhor João teve a aposentadoria concedida no dia 15 de junho, logo, o Sr. João deverá receber seu primeiro pagamento no início de julho. Contudo, caso a aposentadoria saia no dia 25 de junho, o Sr. João receberá seu primeiro pagamento apenas no início do mês de agosto.

Ademais, os valores atrasados devidos na justiça possuem prazos diferenciados para serem recebidos, você entenderá melhor até o final do texto.Como receber o primeiro pagamento?

O primeiro pagamento da aposentadoria precisa ser realizado no banco indicado na carta de concessão. Logo, quando for receber o pagamento você deverá levar a carta de concessão bem como um documento com foto atualizado.

Caso não seja possível comparecer à agência indicada na carta de concessão é possível solicitar a mudança na agência, contudo, é importante lembrar que esse processo costuma ser demorado.

Além disso, caso você não compareça à agência para receber o primeiro pagamento em até 60 dias, os valores serão bloqueados e será necessário solicitar um PAB (Pagamento Alternativo de Benefícios).

No entanto, caso o seu benefício tenha sido concedido mediante decisão da justiça, além de receber o primeiro pagamento do benefício, que também deve ser recebido com a carta de concessão e documento com foto atualizado, você receberá junto os valores atrasados.

Os atrasados do INSS são pagos de dumas maneiras, a primeira delas por meio de RPV (Requisição de Pequeno Valor) ou através de precatório, que são enviados da justiça para que o seu advogado repasse para o segurado.

Vale lembrar que o advogado não consegue receber o pagamento dos atrasados por RPV (Requisição de Pequeno Valor) ou precatório sem o consentimento do cliente. No entanto, vale lembrar que RPV e precatório possuem prazos distintos para recebimento, onde as Requisições de Pequeno Valor podem demorar em média 60 dias para ser recebido, o precatório pode levar em média um ano e meio para ser recebido.

Recebimento dos atrasados após sentença

Como dito anteriormente as RPVs levam em média 60 dias para serem pagas, já o precatório leva em média 1 ano e meio para ser pago. A diferença entre a Requisição de Pequeno Valor e o precatório é apenas um, o valor.

Caso os atrasados do INSS somem valor de até 60 salários mínimos, então o segurado receberá através de um RPV, com média de até 60 dias para ser pago após a sentença da justiça.

No entanto, caso o valor supere os 60 salários mínimos você receberá através de precatório, logo, como se trata de um valor maior o tempo para pagamento também acaba sendo maior, podendo chegar em média a um ano e meio, pois a legislação para o pagamento dos precatórios é diferenciada da legislação de pagamentos através de RPV.

Por: Redação

Jornal Contábil

Compartilhe