Quando uma empresa se preocupa em reconhecer seus profissionais, ela demonstra sua gratidão e o valor que dá às pessoas que se dedicam e garantem o pleno funcionamento das operações realizadas.
Especialistas afirmam que o reconhecimento é importante para manter e destacar o esforço e a dedicação aplicada naquela ação, além de impulsionar a autoconfiança do profissional e o ajudá-lo a construir uma visão de futuro na empresa.
Especialista em orientação vocacional, a psicóloga Letícia Diniz explica que as emoções são reações automáticas da natureza humana diante de um estímulo. “O ato de incentivar por si só é um estímulo que produz nas relações vínculos pautados no apoio que passa a ideia do ‘estamos juntos’ em prol de um resultado”.
Segundo a especialista, o sentimento de segurança é fortalecido nesta relação, uma vez que a sensação de cuidado transmite ao colaborador uma visibilidade e importância para o grupo.
Marcelo Alencar Júnior, do Grupo Acreditti, explica que o capital humano é o maior e melhor recurso, tendo em vista que a equipe é um dos pilares por trás do sucesso e do fracasso das empresas.
Neste contexto, a psicóloga reforça ainda que pessoas mais conscientes de si, que sabem identificar suas emoções, limites e principalmente as oportunidades, aproveitam melhor a proposta da organização e utilizam com efetividade e constância os benefícios oferecidos pela empresa. “Entendo que essa é uma forma importante de tornar o trabalhador mais participativo no negócio, com autonomia, lidando com os desafios e aumentando o sentimento de satisfação e realização”, conclui Letícia.
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