Como qualquer outro cidadão, em algum momento você irá precisar fazer inscrições para a Previdência Social, leia esse artigo até o final e fique por dentro de nossas dicas.
A inscrição á o ato pelo qual o cidadão á cadastrado no Regime Geral da Previdência Social mediante a atribuição do número de identificação do trabalhador – NIT que é único pessoal e intransferível.
É importante esclarecer que não é necessário solicitar uma nova inscrição, caso você esteja inscrito no Programa de Integração Social (PIS) Programa de formação do patrimônio do servidor público (PASEP) ou o número de identificação social (NIS)
Com essa identificação é possível realizar o pagamento de contribuições e solicitar serviços nas agências ou se preferir site ou aplicativo MEU INSS.
Quem pode se inscrever na Previdência Social?
Todo trabalhador com carteira assinada á automaticamente filiado á Previdência Social. Quem trabalha por conta própria é necessário se inscrever e contribui mensalmente para ter acesso aos benefícios previdenciários.
São segurados da Previdência Social os empregados, empregados domésticos trabalhadores avulsos, contribuintes individuais e os trabalhadores rurais. Até mesmo quem não tem renda própria, só para exemplificar:
- Donas de casa
- Estudantes
Mas afinal o que é afiliado e não afiliado?
Só para exemplificar:
- Afiliado
É todo cidadão que se relaciona com a Previdência Social na qualidade de segurado obrigatório (Contribuinte Individual e Empregado Domestico), Facultativo ou mediante contribuições.
- Não Afiliado
É todo cidadão que se relaciona com a Previdência Social na condição de dependente legal, procurador, ou componente do grupo familiar.
Afinal para disfrutar dos benefícios do INSS é necessário ser um afiliado.
Como se inscrever no INSS?
Você sabia que é possível fazer a maioria das solicitações feitas na agencias direto pela internet? basta acessar o site ou aplicativo MEU INSS.
Quais são os grupos que podem se inscrever?
Só para ilustrar:
- Contribuinte individual
Nesta categoria estão as pessoas que trabalham por conta própria (autônomos) que não possuem registro em carteira.
- Empregado domestico
Trabalhador (a) que presta serviço na residência de outras famílias
- Segurado Rural
Produtor rural pessoa física sem empregados
- Segurado facultativo
Pessoas com maior de 16 anos que possui renda própria
- Facultativo de baixa renda
É um serviço destinado para categoria de segurado facultativo sem renda própria que se dedica ao trabalho exclusivamente com comprovação de baixa renda.
Jornal Contábil