Profissões em alta que exigem conhecimento de Excel

Atualmente, muitas profissões que integram a gestão de dados vão depender de especialistas de alta performance, que tem o objetivo de buscar cada vez os melhores resultados, e muitas vezes alguns profissionais são inesperados e surpreendentes.

E todos os profissionais devem ter um conhecimento especializado em Excel, e esse conhecimento só virá através da prática e de um Curso de Excel.

Existem pesquisas que afirmam que, hoje, 29% do trabalho é realizado por máquinas e 71%, por pessoas. E além disso, até 2025 as tecnologias desempenharam mais funções de trabalho do que os homens.

E por isso, será preciso considerar e compreender que as profissões em alta são as que conseguem integrar o uso tecnológico ao seu dia a dia.

E neste cenário que vivemos, o Excel é o software que auxilia profissionais de áreas distintas a desempenhar as suas tarefas diárias, seja com a manipulação de dados ou gerando informação.

Pois, a aplicabilidade do Excel é extraordinária. Algumas pessoas estimam que mais de 95% das empresas utilizam o Excelno ambiente de trabalho.

Gerente Comercial

Hoje em dia, o Gerente Comercial é uma das profissões que faz parte dos profissionais que têm graduação em Administração ou Finanças.

Ele será o responsável por administrar todos os recursos de venda de determinada empresa, ela avalia a concorrência e busca as melhores estratégias de posicionamento mercadológico.

Ele também auxilia muitos representantes comerciais em suas demandas, coordena os relacionamentos do vendedor e cliente e avalia o atendimento ao cliente, que será desde a abordagem até o pós-vendas do cliente.

Ele traça a maioria das estratégias eficazes da empresa para conduzir o cliente na sua jornada de compra e ainda monitora todo o processo do seu time. E para tudo isso acontecer, ele precisa controlar os seus dados, e com a ajuda do Excel ele terá facilidade de controlar toda essa demanda.

O Gerente Comercial também auxilia e controla:

  • O controle dos representantes;
  • O ranking de vendas;
  • Calcula o preço de vendas;
  • Controla o estoque e os recibos;
  • Monta uma estratégia para a jornada de compra;
  • E controla o caixa.

Especialista em Marketing Digital

O profissional em Marketing Digital será o profissional que é formado na área da comunicação, que podem ser: Relações Públicas, Jornalismo, Publicidade e Propaganda ou Marketing.

Ele será o profissional responsável por criar, coordenar, monitorar e avaliar todas as campanhas digitais de determinada empresa.

Ele terá o conhecimento em diversas áreas, como por exemplo, em inbound marketing, redes sociais, SEO e marketing de conteúdo.

Ele será o profissional que irá trabalhar para melhorar a comunicação da empresa, e assim gerar mais vendas.

E o Excel para esta profissão será o responsável de diversas planilhas de dados, como por exemplo: taxa de tráfego para o site, avaliação do retorno do investimento, monitoramento, criação de campanhas, controle, organização de palavras-chave, cronograma de conteúdo, gráficos com análises de vendas, controle de links e delegação de tarefas para o time.

Chief Financial Office (CFO)

O CFO de determinada empresa será o diretor financeiro, que será o responsável por todo o planejamento financeiro da mesma.

Ele desenvolve as estratégias que estão baseadas em números que vão facilitar a tomada de decisões da empresa. E além disso, tem experiência em negociações.

Ele pode trabalha com três frentes principais:

  • Gestão;
  • Contabilidade;
  • Estratégia econômica.

E assim, o Excel vai auxilia criando um sistema automatizado de:

  • Pagamentos;
  • Fluxo de caixa;
  • Contabilidade;
  • Análise de mercado;
  • Preço da concorrência;
  • Cálculos das vendas;
  • Margem de lucro.

Recursos Humanos

O profissional que trabalha dentro dos recursos humanos terá diversas ações na empresa, essas funções terão o objetivo de coordenar, selecionar e criar as ações de engajamento e de motivação dos funcionários.

O profissional deverá fazer todo o gerenciamento e a análise das estratégias de gestão de pessoas, prestando a consultoria e orientando todos os processos seletivos de treinamentos.

Com o People Analytics o profissional estará orientado cada vez mais sobre como utilizar os dados. E assim, as suas tomadas de decisões dentro da empresa se tornaram mais assertivas.

Tecnologia da informação

O profissional que trabalha na área da Tecnologia da Informação gerencia e implementa os sistemas informatizados de determinada empresa, tornando assim todos os equipamentos seguros e amigáveis para o usuário.

Ele terá o objetivo de traçar as estratégias de informática com o objetivo de garantir que todos os setores trabalhem com um alto desempenho. E além disso, ele deverá diagnosticar todos os problemas que possam surgir.

Ele tem o dever de acompanhar e gerenciar o banco de dados, com a finalidade de torná-los seguros e completos. Ela também cria e distribui as devidas soluções na rede de computadores da empresa.

Podemos definir ele como o principal responsável pelo armazenamento, segurança, acesso e transmissão dos dados.

Se você tem o intuito de se tornar um especialista em uma dessas profissões, como é o caso dos recursos humanos, vale a pena investir em um Curso de Excel, pois ele poderá auxiliar na gestão ou criação de dados e planilhas.

Depois de ler sobre as profissões que estão em alta que exigem conhecimento de Excel, você ficou com alguma dúvida?

Se você gostou do que leu, comente aqui embaixo sobre essas dicas e mande os resultados logo a seguir. E se quiser compartilhe essas dicas com os seus amigos e amigas.

Grande abraço e até o próximo post!

Por: Gabriel Dau

Jornal Contábil

Compartilhe