O que está impedindo a sua empresa contábil de crescer?

Você já dispõe da solução para a melhoria na performance da sua carreira e/ou empresa contábil.

Redigitação, contabilidade atrasada, manuseio de toneladas de papéis, inexistência de controles de processos e tarefas eficientes, podem  ser a origem do cotidiano caótico de muitos empreendedores contábeis. Proporcionando um comprometimento cada vez maior de uma qualidade de vida minimamente satisfatória. 

Você já parou para pensar que a vilã da performance da sua empresa contábil pode estar na forma artesanal (convencional) de produzir contabilidade? E se eu te contar  que existem várias maneiras de tornar sua operação mais eficiente e que muitas vezes essa  solução já está disponível dentro da sua empresa? 

Se no cotidiano da sua empresa a realidade operacional é majoritariamente convencional, produzindo contabilidade manual, registro manual de notas fiscais, apuração manual de registros de ponto, sistema de cobrança ineficiente, inexistência de controle de gestão de tarefas, proporcionando assim uma performance operacional insuficiente.

Não é novidade para você a existência de abundantes ofertas de soluções tecnológicas projetadas especificamente para resolver cada um dos seus problemas operacionais, promovendo transformações significativas nos empreendimentos contábeis. 

Então qual seria realmente a origem da baixa produtividade em muitos empreendimentos contábeis? Se há soluções tecnológicas à disposição da comunidade contábil, por qual razão muitos desses empreendedores ainda sofrem tanto?

Existe, aparentemente, um padrão comportamental muito comum entre alguns profissionais que atuam em empresas de contabilidade, que é uma espécie de indisposição coletiva em conhecer e aplicar novas tecnologias. Assim, reprimindo de forma imperceptível ao longo da jornada o seu potencial de crescimento. 

Curiosamente, em muitos casos, já existem inclusive tecnologias adquiridas na própria empresa.

O desafio do gestor pode estar no estímulo do seu time, minimizando a resistência no uso dessas tecnologias, objetivando a redução gradativa da digitação, redução de manuseio de papéis, retrabalho e etc.  

Porém, na contra mão de todas as oportunidades contidas em cada uma dessas maravilhas modernas, é comum encontrar no próprio gestor a principal resistência na implementação dessas tecnologias. 

Por outro lado , multiplicam-se cada vez mais pelo Brasil depoimentos inspiradores de empreendedores contábeis, os quais relatam uma atuação pessoal na linha de frente na implementação dessas soluções, servindo de referência e estimulando seus colaboradores nessa jornada e colhendo, por consequência, excelentes resultados na melhoria da performance de seus empreendimentos.

Portanto, o que pode estar diferenciando empreendimentos contábeis que têm crescimento anuais a taxas impressionantes de outros que estão aparentemente estagnados no tempo?

A resposta pode estar no padrão comportamental do gestor. E isso já está ao seu dispor, basta que você se convença que a tecnologia é uma oportunidade e não uma ameaça à disposição do contador.

Reencontre o orgulho de ser contador(a)

É com muita satisfação que passo a compor o quadro de articulistas do Portal Contábeis, ao lado de profissionais que são algumas das minhas referências. Vou dedicar-me nesse espaço a compartilhar experiências que potencializam a performance das empresas contábeis, por meio do uso dos mais variados mecanismos à nossa disposição. 

Empreendedores contábeis, estudantes, profissionais da área contábil, serão os destinatários de conteúdos que terão o objetivo de estimular o seu desenvolvimento por meio do uso de tecnologias. Vamos desbravar juntos inovações tecnológicas e deixar definitivamente no passado a crença de que o contador é apenas um mal necessário. 

Ao transpor cada uma das nossas dificuldades operacionais, aplicando a vacina da tecnologia, nos reencontraremos com uma melhoria na nossa qualidade de vida e com o orgulho em ser contador.

Fonte: Portal Contábil

Compartilhe