Conheça os principais desafios encontrados no processo de gestão contábil nas empresas

Neste artigo, entenda o processo que enfrenta uma série de desafios, mas possui importância fundamental nas empresas.

A gestão contábil nas empresas desempenha atividades de grande relevância, seja na esfera legal perante os órgãos fiscalizadores, seja no fornecimento de informações de grande valia para o processo de gestão e tomada de decisão. 

No entanto, a gestão contábil encontra alguns desafios nas empresas, situação que pode ser desencadeada por vários fatores do ambiente interno e externo da organização.

Para que você conheça e identifique esses fatores, preparei este artigo, em que abordarei os principais desafios que a gestão contábil encontra nas empresas.

Erros na parametrização do sistema ERP

Como disse anteriormente, uma boa gestão empresarial necessita de informações estruturadas, que proporcionem o bom andamento das operações e forneçam subsídios para a tomada de decisão.Nesse contexto, é fundamental a adoção de um bom sistema ERP — Enterprise Resource Planning (Planejamento de Recursos Empresariais) para registrar e organizar todas as informações das operações empresariais, para que sirvam de base para as atividades obrigatórias e acessórias.Uma das áreas beneficiárias desse sistema de informação é a de gestão contábil, que necessita de precisão para elaborar as declarações e demonstrações exigidas pela legislação de forma correta e em conformidade com a que é exigida.

No entanto, alguns sistemas ERP apresentam sérias falhas de desenvolvimento, parametrização e tratamento das informações, fatores que geram grandes desafios para a gestão contábil nas empresas. Tais falhas de parametrização nos sistemas ERP provocam erros na escrituração contábil e fiscal, que como consequência, podem causar prejuízos ao empreendimento e, além disso, sofrer penalizações impostas pelos órgãos fiscalizadores.

Falta de documentos e informações incompletas

Uma das características da gestão contábil é estar baseada em fatos cronológicos, com a análise e prestação de contas em períodos pré-estabelecidos pela legislação e, até mesmo, pelo calendário interno da organização, fornecendo informações de grande relevância para o direcionamento das operações da empresa.

No entanto, é comum que a gestão contábil tenha que enfrentar desafios, como quando a empresa não possui um controle efetivo sobre os seus documentos e informações — um fator que atrapalha de forma considerável a elaboração das demonstrações contábeis e a disponibilização de relatórios relevantes para a gestão estratégica.

Nesse contexto, a gestão contábil necessita agir de forma investigativa, cruzando dados e informações para tentar preencher as lacunas que a falta de documentos e informações incompletas geram ao andamento das suas atividades.

Legislação fiscal e tributária

A legislação fiscal e tributária é um dos maiores desafios enfrentados pela gestão contábil, pois sua alta complexidade pode gerar erros de interpretação. Além disso, apresenta alta volatilidade, ou seja, as leis dessa área sofrem constantes alterações, o que dificulta o andamento das atividades da área contábil.

Dessa forma, os gestores contábeis devem estar em constante atualização, pois qualquer erro nessa área pode gerar sanções e penalidades ao empreendimento. Esse processo demanda muito tempo e empenho, de modo que esse recurso (tempo) poderia ser melhor empregado se a nossa legislação fosse mais estável, simplificada e com foco no fomento econômico empresarial.

Como você pode perceber, são muitos os desafios enfrentados pela gestão contábil nas empresas. No entanto, é possível superar tais barreiras com um bom planejamento e a adoção de algumas medidas que busquem minimizar esses efeitos.

Portal Contábil

Compartilhe