Como obter a Certidão Negativa do INSS?

Saiba quais são os passos para conseguir a CND e como a consulta pode ser realizada.

A certidão é um documento expedido pelo INSS que mostra o histórico de arrecadações previdenciárias do segurado ou de uma pessoa jurídica, de forma detalhada. Esse documento identifica possíveis irregularidades e insere o nome do devedor no banco de dados da Dívida Ativa do INSS. Ela também pode ser federal ou estadual.

Acompanhe o artigo e fique por dentro do tema.

Como a certidão negativa do INSS pode ser conhecida?

A certidão é conhecida como CND quando não há débitos no nome do segurado e como CPD-EN quando existem dívidas.

Quando a certidão negativa é solicitada?

Normalmente esse documento é solicitado para a realização de financiamentos e nos processos de aposentadoria. Assim, são analisados os direitos e benefícios do solicitante.

Como o contribuinte pode solicitar o documento?

A solicitação da certidão pode ser realizada pela internet, basta acessar o site oficial do DATAPREV, da Secretaria da Receita Federal, ou acessar a página da Procuradoria da Fazenda Nacional (para certidões conjuntas).

O contribuinte que preferir fazer a solicitação presencialmente, pode agendar o atendimento em uma agência da Previdência Social.

Quais são os documentos que o contribuinte precisa ter em mãos para o atendimento presencial?

Para o atendimento presencial é necessário que o solicitante leve o CPF ou CNPJ.

Qual é o prazo para emissão do documento?

A Previdência Social tem o prazo máximo de 10 dias para a emissão da certidão.

Qual é o passo a passo para emitir a CND pela internet?

Para que a emissão pela internet é necessário realizar os seguintes passos:

  • Acesse os sites oficiais, DATAPREV (da Receita Federal) ou da Procuradoria da Fazenda Nacional;
  • Preencha os formulários, apresentando seus dados pessoais (número do seu CPF) ou os dados da empresa (número do CNPJ);
  • Selecione a opção que mostre qual é o tipo de certidão que necessita;
  • Verifique os caracteres para confirmar que o solicitante não é um robô;
  • Por fim, o solicitante será encaminhado para outra tela, onde aparecerá a certidão com todos dados informados por ele, basta confirmar e imprimir, se estiver tudo certo.

Quais são os outros tipos de documento com a mesma finalidade?

Veja a seguir alguns exemplos de outros tipos de documento que possuem o mesmo objetivo de regularização de dívidas, porém emitidos por diferentes instituições:

  • Certidão Municipal – exige a Inscrição Municipal;
  • Certidão da Receita Federal – comprova a regularidade com os impostos federais e a Previdência Social.  A emissão só pode ser feita quando não há irregularidades do solicitante;
  • Certidão de falência, concordatas e recuperação – expedida pelo Ministério do Trabalho;
  • Certidão Negativa de protesto – documento que comprova a regularidade do solicitante junto aos cartórios de protestos;
  • Certidão Negativa da Justiça do Trabalho – determina se existem processos trabalhistas para pessoa jurídica ou física;
  • Certidão Negativa da Justiça Federal –  mostra se uma pessoa respondeu ou está respondendo a algum processo criminal;
  • Certidão do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) – comprova a regularidade do fundo conforme com as previsões legais;
  • Certidão de quitação eleitoral – comprova a regularidade do eleitor junto ao sistema eleitoral;
  • Certidão Negativa de Débitos de Imóvel Rural – expedida pela Receita Federal, ela comprova a regularidade dos imóveis localizados nas zonas rurais do país;
  • Certidão Negativa de Tributos Mobiliários e Imobiliários – documento exigido a nível municipal, comprova a inexistências de dívidas relativas a serviços e taxas imobiliárias;

De Ana Flavia Correa 

Jornal Contábil

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