Quais são os documentos contábeis fundamentais para a empresa?

Manter um negócio no Brasil não é uma tarefa fácil, pois além de todos os desafios comuns do empreendimento escolhido, existe a parte burocrática. Nessa parte encontramos uma série de documentos que são de suma importância para garantir a saúde da empresa, entre eles estão os documentos contábeis. Eles mostram qual é a situação do negócio, assim o empresário pode criar soluções para os possíveis problemas encontrados.

O que são os documentos contábeis?

Esses documentos fazem parte das obrigações da empresa e servem para a escrituração e registros. Os registros financeiros são importantes  para que a parte contábil possa fazer os cálculos dos principais deveres fiscais.

Como podemos observar, os documentos contábeis são essenciais; por esse motivo é preciso prestar atenção ao modo como são organizados e arquivados.

Quais são os principais documentos contábeis?

Acompanhe a seguir os principais documentos contábeis usados pelas empresas:

Comprovantes de pagamento de impostos

A partir desses comprovantes, o setor contábil da empresa consegue trabalhar, de modo especial quando mencionamos as guias de recolhimento de impostos.

Como a empresa consegue comprovar que está em dia com seus tributos?

Essa comprovação é realizada, através dos comprovantes de pagamento de tributos, assim o empresário atesta que cumpre com os seus deveres. Esses comprovantes também são usados em relatórios.

Importante: O contador deve arquivar os documentos que demonstrem que a empresa anda em dia com suas obrigações.

Registros trabalhistas 

Esses documentos comprovam que a empresa cumpre com suas obrigações trabalhistas. Veja a seguir quais são elas:

  • Pagamento dos funcionários;
  • Tributos trabalhistas;
  • Outros documentos relacionados aos funcionários da empresa.

Vale lembrar, que esses documentos precisam ser arquivados por muito tempo, pois servem como comprovante e são importantes na avaliação do futuro do negócio. 

Nota Fiscal

A nota fiscal é um documento que regulamenta e certifica as vendas ou prestação de serviços feitos pela empresa, por essa razão é essencial para o bom andamento do negócio e para a declaração dos impostos sobre as operações feitas. A finalidade principal é anotar o processo de venda e informar os dados essenciais (tipo de produto ou serviço, tributos, valores, entre outros) para o empresário e o cliente. 

Por que é importante emitir notas fiscais?

A nota fiscal é uma obrigação legal, ela simplifica e melhora diversos procedimentos internos da empresa, nos espaços contábil e fiscal.

Comprovantes de pagamentos

Os comprovantes são de suma importância para o negócio.  Nos extratos de pagamentos encontramos o faturamento, que será usado no cálculo dos impostos. Através do faturamento, o empresário sabe se o negócio teve lucro ou prejuízo em um determinado período e assim pode traçar estratégias para continuar lucrando ou amenizar os impactos causados pelo prejuízo.

Jornal Contábil

Compartilhe

Posts Relacionados

Veja abaixo mais Notícias para o seu negócio