Sistema Valores a Receber: saiba como consultar “valores esquecidos”

Plataforma do Banco Central requer cadastro para realizar consulta.

Devido a instabilidade no antigo site do Banco Central (BC) voltado para consultas de “valores esquecidos” em instituições financeiras, o órgão lançou uma nova plataforma que entra em vigor no próximo dia 14.

Para fazer a consulta, o interessado deverá realizar um cadastro e cumprir alguns requisitos antes de confirmar qualquer valor pendente.

Após a consulta, se houver alguma quantia a receber, será agendada uma data para reconhecer o valor e a transferência poderá ser solicitada a partir do dia 7 de março.

Para saber como realizar o cadastro, confira abaixo o passo a passo:

  • Acesse o site do Gov.br ou baixe o aplicativo, disponível para Android e IOS;
  • Realize o cadastro na plataforma: para fazer o cadastro será necessário seguir alguns passos, como reconhecimento facial, inserção de dados pessoais e criação de senha;
  • No cadastro serão exibidos três níveis de segurança do Gov.br, que garante acesso diferente dependendo do seu nível. Dividido entre bronze, prata e ouro, apenas níveis superiores ao prata poderão resgatar os valores;
  • Com o cadastro concluído, o novo site do Sistema Valores a Receber (SRV) já poderá ser acessado;
  • Acesse a página do SRV e confirme sua identidade usando CPF ou CNPJ;
  • Após o reconhecimento do documento, a plataforma consultará seus dados nas instituições financeiras e bancos e avisará se existem valores pendentes de resgate;
  • Caso o retorno seja positivo, o sistema oferecerá uma data para voltar ao site, reconhecer os valores e então solicitar a transferência;
  • Após o acesso, o sistema do BC poderá solicitar uma forma de envio do valor, como a chave Pix da pessoa;

Se a data da solicitação da transferência for perdida, o BC confirmou que o cidadão poderá fazer um novo pedido no site, não havendo chance da perda do valor.

Portal Contábeis

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