Os Desafios de Abrir Uma Empresa Em 2022

Quais são os desafios para abrir uma empresa em 2022? O Brasil tem mais de 30 milhões de empresas que empregam mais de 60 milhões de pessoas. Embora a taxa de desemprego tenha aumentado durante a pandemia em 2020, ela diminuiu novamente em 2021.

No entanto, lidar com questões trabalhistas é apenas um dos principais desafios de pequenas empresas que 2022 tem trazido, entre as seguintes áreas de preocupação. Outros desafios também estarão presentes:

1. DESACELERAÇÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS EM 2022

Um dos principais desafios das pequenas empresas em 2022 é superar a escassez de suprimentos e as entregas atrasadas devido à crise da cadeia de suprimentos nos portos marítimos.

À medida que os suprimentos se tornam mais escassos, os preços sobem. A ligação da cadeia de suprimentos que começou durante a pandemia é um quebra-cabeça complexo que geralmente não é completamente explicado em um noticiário.

Três alianças gigantes de transporte marítimo do mundo têm ocupado tanto espaço e tempo nos portos que estão criando uma reação em cadeia.

Misturados com essa reação em cadeia estão escassez de mão de obra, altas taxas de armazenamento e temores pandêmicos que criaram um aumento na demanda do consumidor.

Todos esses fatores contribuem para a crise da cadeia de suprimentos. Não está claro qual será a solução para voltar ao normal. Uma das soluções para questões logísticas desde que a pandemia eclodiu em 2020 tem sido o estabelecimento de opções alternativas de coleta com base no distanciamento social.

2. ESCASSEZ DE MÃO DE OBRA EM 2022

Outro grande desafio para pequenas empresas em 2022 são os recrutadores que preenchem vagas de emprego. Muitos brasileiros desistiram durante a pandemia para repensar sua vida familiar e suas escolhas de carreira.

Mas mesmo antes da pandemia, indústrias específicas, como saúde e caminhões, estavam passando por escassez de mão de obra. A crise trabalhista é mais profunda do que as pessoas que se cansam de seus empregos devido às pressões criadas pela pandemia.

A saúde mental entrou na equação para gerenciar funcionários. Isso significa que os empregadores precisam estar mais atentos ao bem-estar mental no local de trabalho.

A elevação dos níveis de estresse por meio do aumento da multitarefa contribui para as deficiências no local de trabalho em termos de mais paranóia, redução do foco, diminuição da lealdade e diminuição da produtividade. As pequenas empresas devem estar particularmente preocupadas em atrair e nutrir talentos leais devido a recursos limitados.

3. GERENCIAMENTO DE TRABALHO REMOTO

Atrair o talento certo pode ser alcançado em parte oferecendo trabalho remoto, o que permite que você aproveite um grupo global de profissionais experientes.

O tema do trabalho remoto, em geral, é um dos desafios mais críticos para as pequenas empresas em 2022. No entanto, o trabalho remoto não vai embora porque ajuda as empresas a cortar custos, com menos necessidade de gastar dinheiro em várias estações de trabalho.

De acordo com a Harvard Business Review, o número de nômades digitais, que trabalham on-line de qualquer lugar, floresceu para mais de 7 milhões em 2019, depois para mais de 10,9 milhões no ano seguinte.

Por fim, alguns trabalhos nômades digitais populares incluem escrita, design gráfico, marketing digital, consultoria, web design e desenvolvimento de software. Por outro lado, a nuvem permite que a videoconferência possibilite reuniões de equipe e colaboração entre colegas de trabalho.

4. PREOCUPAÇÕES COM A PANDEMIA

Outro dos principais desafios das pequenas empresas em 2022 é a ameaça contínua de surtos pandêmicos. No entanto, quanto mais tempo a pandemia de COVID-19 persistir com o Omicron ou outras variantes, mais consumidores ficarão em casa e comprarão on-line.

Espera-se que os consumidores usem ainda mais seus smartphones no próximo ano. Por outro lado, eles também se comunicarão mais através de canais de mídia social, em parte como uma forma de distanciamento social.

No entanto, mesmo que se espere que as compras on-line aumentem, os estabelecimentos físicos devem estar preparados para retornar ao tráfego regular de pedestres.

Por fim, as indústrias mais afetadas pela pandemia foram serviços de hospitalidade, varejo, educação, saúde, manufatura, construção e negócios.

Compartilhe