Você já ouviu falar em BPO financeiro? Pois saiba que esse serviço deve movimentar, até 2025, mais de 14,6 bilhões no mercado, conforme o relatório Global Finance and Accounting Outsourcing Industry.
O BPO financeiro trata-se da terceirização completa ou parcial do setor financeiro da empresa.
O objetivo, nesse caso, é contar com profissionais qualificados que serão responsáveis por gerir atividades burocráticas do setor e proporcionar ferramentas para que a empresa tome decisões mais estratégicas em relação às suas finanças.
Em outras palavras, a empresa poderá focar mais em seus esforços no seu core business.
Sem contar que, com o BPO financeiro, a empresa pode minimizar as chances de erros nas finanças, reduzir o tempo e custos das atividades do setor e aumentar a expertise na área.
Quer conhecer mais a fundo o BPO financeiro? Neste artigo você vai saber:
- Como funciona o BPO?
- O que é BPO financeiro?
- O que faz um BPO financeiro?
- Por que contratar um BPO financeiro?
- Qual é a diferença do BPO financeiro para assessoria financeira e consultoria?
- Quanto custa um serviço de BPO financeiro?
Se interessou pelo assunto? Então, siga em frente neste conteúdo e boa leitura!
Como funciona o BPO?
O BPO (Business Process Outsourcing) é a “Terceirização de Processos de Negócios”. Ele ocorre quando determinada empresa contrata outra, terceirizada, para controlar as atividades de algum setor ou área da companhia.
A ideia,nesse caso, é aproveitar a expertise da empresa BPO para potencializar o desempenho e a produtividade do setor terceirizado e, consequentemente, aumentar a qualidade do serviço.
Esse modelo de parceria surgiu em 1990, na época tendo como um dos focos os processos transacionais. Atualmente o BPO atinge setores financeiros, jurídicos, RHs, TIs e outros.
Empresas BPO costumam adaptar-se à rotina das companhias criando um modelo personalizado em procedimentos, tecnologias, estrutura e mais, conforme a necessidade de quem a contratou.
Em 2020, de acordo com uma pesquisa do Grand View Research, os investimentos no mercado de BPO ultrapassaram os US$ 237 bilhões.
O que é BPO financeiro?
O BPO Financeiro nada mais é do que a terceirização da área financeira da empresa. Isto quer dizer que uma empresa BPO é quem assumirá e gerenciará toda a gestão das finanças da companhia.
O principal foco da terceirização de financeiro é otimizar os processos da empresa. Assim, é possível minimizar os erros do setor, principalmente em relação aos cálculos, reduzir os custos da organização e oferecer transparência nas áreas financeira e contábil.
Um estudo de 2019, realizado pela Global Shared Services da Deloitte, mostrou que a área financeira é a quarta mais terceirizada no mundo, alcançando 8% das terceirizações, atrás apenas dos setores de TI, customer service e contabilidade.
O que faz um BPO financeiro?
A empresa BPO financeiro assume parte ou a totalidade das atividades do setor da companhia que a contrata.
Ela gerencia e executa desde tarefas gerenciais, como cobranças, faturamento e emissão de notas fiscais à estratégicas como projeção orçamentária, fluxo de caixa e patrimônio. Abaixo você confere detalhadamente algumas das atividades executadas.
Processos do setor financeiro
A parte burocrática atrapalha o desenvolvimento de estratégicas dentro da empresa. Com um BPO financeiro a companhia entrega, até mesmo em sua totalidade se for o caso, os processos do setor financeiro para a empresa terceirizada.
Alguns exemplos desses processos são: as rotinas de faturamento, contas a receber, produção de relatórios fiscais e contábeis, emissão de boletos e notas fiscais, gestão fiscal e tributária e outras atividades.
Diferentemente de um escritório de contabilidade, o qual também pode assumir parte dessas funções, o BPO financeiro age de forma mais estratégica.
Oferecendo serviços que vão além e que dão aos gestores muito mais do que uma visão macro, um leque de ações para reagir na crise, reorganizar as finanças e obter o sucesso.
Fluxo de caixa
O fluxo de caixa é uma das tarefas mais importantes do setor financeiro de uma empresa.
Isso porque é por meio desse processo que os profissionais dessa área podem ter uma visão mais ampla sobre tudo que entra e sai da empresa diariamente, mensalmente e anualmente, no sentido financeiro.
Com um BPO financeiro, a companhia pode abrir mão dessa burocracia e readequar a rotina de seus colaboradores para que eles foquem em questões mais estratégicas.
Além disso, contando com o apoio de profissionais especializados, da equipe de BPO financeiro, a empresa pode tomar decisões mais assertivas.
Uma vez que, o BPO financeiro irá expor a realidade da companhia, apontar possíveis erros e propor soluções para que a empresa possa suprir e se prevenir de possíveis problemas financeiros, num futuro próximo.
Um dos serviços que um BPO financeiro oferece é o de gestão de indicadores. Os famosos KPIs (indicadores-chave de desempenho) possibilitam uma visão macro da performance da empresa.
Entre os principais indicadores geridos pelo BPO financeiro estão o de lucratividade, faturamento, ponto de equilíbrio, margem de lucro, rentabilidade, ROI (Retorno sobre Investimento), entre outros.
Por meio deles, é possível avaliar o que está dando certo ou não na empresa, para que assim as tomadas de decisão, investimentos e estratégias, para potencializar o desempenho financeiro, sejam assertivas.
Gestão de contas
Muitas vezes um ajuste na gestão de contas pode dar sobrevida a uma empresa que estava prestes a fechar as portas. Com expertise no mercado, o BPO financeiro pode trazer maior eficácia nesse processo.
Contribuindo não somente para um controle maior dos recebimentos e das contas a pagar, mas também estipulando prazos e emitindo notas e boletos, principalmente auxiliando no controle da inadimplência.
Isso porque o BPO financeiro dará à empresa todas as informações necessárias sobre quem está devendo, desde quando e mostrará o impacto que aqueles atrasos têm na rotina da organização.
Com esses indicadores financeiros, a empresa pode ter uma base para propor novos acordos com os clientes e encontrar soluções para eliminar de vez a inadimplência, sempre apoiado com ideias e sugestões do BPO financeiro.
Conciliação bancária
A segurança financeira depende da destreza de entender o processo de entrada e saída de dinheiro da empresa. Essa organização é resultado de uma boa conciliação bancária, que é ignorada por muitas empresas por falta de tempo ou de profissionais com expertise para tal.
O processo de conciliação financeira nada mais é do que comparar a planilha financeira da empresa com o saldo/extrato bancário da mesma. Com o BPO financeiro a documentação e organização desse serviço é rotineiro e dedicado.
Qualquer erro ou falha nos dados é apontado prontamente pela empresa de BPO financeiro para que a organização tenha tempo hábil para agir estrategicamente.
Com uma boa conciliação bancária a empresa consegue prever o fluxo de caixa, aumentar a segurança nas transações financeiras, além de facilitar o planejamento financeiro e orçamentário.
Por que contratar um BPO financeiro?
Pequenas e médias empresas acabam sofrendo quando o assunto é o acúmulo de funções e a dedicação de um profissional para gerenciar inúmeras tarefas no dia a dia da organização.
O reflexo disso é a falta de tempo para se dedicar às finanças, acarretando em muitos erros no fluxo de caixa, em cobranças e em burocracias do setor em geral. Esses são alguns dos motivos pelo qual muitas organizações optam por contratar um BPO financeiro.
Dado que, esse controle cedido a uma empresa terceirizada acaba servindo como uma válvula de escape para que os profissionais de quem contrata esse serviço não fiquem sobrecarregados.
Além disso, com um BPO financeiro os erros, que são comuns em empresas que não possuem profissionais com uma expertise apurada, desaparecem.
Pois, empresas de BPO financeiro, além de oferecer um serviço diferenciado, possuem um processo de métricas e avaliações muito bem estruturado, com foco em resultados.
Vantagens da terceirização da área financeira
Terceirizar a área financeira da empresa pode proporcionar inúmeras vantagens. A começar pela otimização dos processos desse setor.
Sem contar que, com profissionais mais qualificados, com o BPO financeiro, as chances de erros na área são menores e a gestão é mais assertiva e focada em resultados. Uma pesquisa do portal Clutch, focado em terceirizações, mostrou que o BPO financeiro pode:
- Aumentar em 24% o desempenho na gestão do setor;
- Elevar a expertise das finanças em 18%;
- Reduzir as burocracias e aumentar em 15% o tempo para que os profissionais se dediquem mais a questões estratégicas, ao core business do negócio;
- Diminuir em até 12% os custos de operação na rotina da empresa;
Entre as principais vantagens do BPO financeiro estão:
Segurança nos dados
Um dos objetivos de um BPO financeiro é manter a saúde financeira da empresa para garantir que ela sobreviva. Pode-se colocar também essa como uma das principais vantagens de terceirizar esse setor.
Já que com um empresa específica cuidando da área, haverá 100% de dedicação às tarefas do setor e consequentemente maior segurança nas tomadas de decisão.
Visto que, o BPO financeiro estará sempre baseado em dados concretos, que darão uma visão macro para que a segurança financeira no momento de investir ou cortar custos seja de fato efetiva.
Análise estratégica das finanças
Além de contar com uma análise mais apurada dos números, por meio do BPO financeiro, em função da expertise dos profissionais que trabalham para essa empresa terceirizada, a estratégia também passa a ter maior importância na rotina da organização.
Isso porque uma empresa que investe em BPO financeiro acaba podendo abrir mão de boa parte das burocracias da própria empresa, para assim se dedicar a questões mais estratégicas do setor. Como, por exemplo, se dedicar à geração de novos negócios.
Portanto, uma das vantagens do BPO financeiro é que a estratégia passa a ter um lugar de destaque e acaba norteando todo o processo do setor.
Sendo mais assertivo no fluxo de caixa, nos investimentos e no controle das finanças de uma forma geral, contato com o apoio do BPO financeiro, a vantagem competitiva é uma das consequências dessa mudança de gestão da área.
Por isso, uma das vantagens que as empresas que apostam em BPO financeiro têm é a de se tornarem mais competitivas no mercado.
Afinal, a empresa terceirizada não só irá organizar melhor as finanças da empresa, mas também irá ajudá-la a se posicionar melhor diante da concorrência e a investir em novos negócios que a faça crescer exponencialmente.
Oferece maior valor agregado ao negócio
Demonstrar confiabilidade ao mercado, em relação à gestão das suas finanças, passa tanto ao cliente como a possíveis investidores maior segurança no momento de comprar seu produto ou investir na sua empresa.
Em muitos casos, é o BPO financeiro que conseguirá implementar maior valor agregado ao seu produto, posto que, conseguirá te colocar numa gestão mais eficiente das suas finanças.
Baseando-se sempre em indicadores eficazes, geração de relatório e um monitoramento contínuo dos dados. Contribuindo inclusive para que a empresa invista corretamente e agregue mais valor aos seus produtos e serviços.
Redução de problemas
Se tem uma vantagem de destaque para quem opta por um BPO financeiro é a redução considerável dos erros.
Como foi dito anteriormente, muitas empresas acabam sobrecarregando sua equipe, pela falta de tempo em realizar múltiplas tarefas, e os erros passam a fazer parte da rotina da organização.
Quando uma companhia acaba decidindo por investir num BPO financeiro, ela entrega boa parte de suas atividades, muitas delas burocráticas e específicas, para um time de especialistas, formado por essa empresa terceirizada, que irá assumir o controle das ações.
A partir daí, os processos serão gerenciados com maior afinco, por quem entende do assunto, e a dedicação passa a ser integral ao setor liderado pela equipe de BPO financeiro.
https://5f892e884ba5a74599363c34ce96464c.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html Esse foco maior nos processos financeiros, por parte da empresa terceirizada, minimiza as chances de erros nos planos, estratégias e cálculos da área.
Qual é a diferença do BPO financeiro para assessoria financeira e consultoria?
Muitas dúvidas pairam sobre a diferença entre BPO financeiro, assessoria e consultoria. Elas são a mesma coisa? Oferecem o mesmo serviço? Logo de cara é possível dizer que esses conceitos são diferentes.
No BPO financeiro a empresa terceiriza o setor. Isto é, ela entrega, completamente ou parcialmente, as atividades dessa área para que outra empresa gerencie e execute as tarefas de uma forma geral.
Nesse caso, a empresa de BPO financeiro oferece uma estrutura gerencial, com profissionais próprios e especializados para assumir a rotina do setor.
A assessoria cede um profissional que irá contribuir com sua expertise, mas não será o dono da palavra final nas decisões. Ele irá sugerir, orientar, mas ainda assim a empresa precisará de uma equipe interna estruturada para comandar o setor.
Já a consultoria segue um processo parecido com o da assessoria.
Ela oferece sugestões e indica qual caminho seguir, inclusive oferecendo palestras e treinamentos de equipe, mas a “mão na massa” ainda continua sendo de responsabilidade da própria empresa, que terá que construir uma equipe interna para gerenciar os processos.
Então, a principal diferença entre esses três modelos é que no BPO financeiro o trabalho é terceirizado e assumido por essa empresa contratada, na consultoria e assessoria existe apenas um suporte, com dicas, sobre o que o setor interno da empresa deve fazer.
Quanto custa um serviço de BPO financeiro?
O custo de um serviço de BPO financeiro é bem variável no mercado, uma vez que a empresa terceirizada leva em conta o perfil da empresa para preparar uma proposta personalizada.
https://5f892e884ba5a74599363c34ce96464c.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html Uma empresa de BPO financeiro costuma considerar:
- Porte da empresa que quer contratá-la;
- Atividades que serão terceirizadas (setor completo ou apenas parte dele);
- Número de funcionários;
- Regime de tributação;
- Complexidade do serviço e da área em que a empresa atua;
No mercado, os valores podem variar de R$ 500,00/mensais, para trabalhos mais simples, a mais de R$ 4.000,00/mensais, se for tomado como base a média salarial de um profissional contábil, que está em R$ 4.364,11, segundo o portal Salário.
Conclusão
A terceirização, como você pode ver ao longo deste artigo, pode ser extremamente benéfica para a empresa, principalmente para um setor tão burocrático como o financeiro.
Além disso, contar com uma equipe qualificada, com expertise, e 100% dedicada às atividades do setor, pode fazer toda a diferença para manter a saúde financeira da empresa em dia.
Posto que, o BPO financeiro não só oferece maior segurança na gestão orçamentária da empresa, como traz processos e métricas muito bem alinhados e afinados com a rotina da companhia. Permitindo uma tomada de decisão mais estratégica, baseada em dados.
É importante, no entanto, antes de investir num BPO financeiro, fazer uma análise da sua situação financeira, das possibilidades de investimentos, das vantagens e desvantagens que ela pode trazer para sua empresa, para que assim a contratação seja efetiva.
Entendeu como funciona o BPO financeiro e qual seu impacto no mercado? Então, compartilhe esse artigo com seus amigos para que eles também saibam como a terceirização pode impactar diretamente nos resultados da empresa.
Jornal Contábil