Atenção Ao Fluxo De Caixa Para As Empresas Que Querem Crescer

Ao avaliar seus negócios, a maioria dos proprietários se concentra no crescimento das vendas e lucros. No entanto, isso não garante a saúde e o sucesso dos negócios. Um indicador importante é o fluxo de caixa. Simplificando, há entrada de caixa suficiente para cobrir a saída de caixa?

O fluxo de caixa precisa ser alterado diariamente. Quanto mais você estiver ciente das necessidades de fluxo de caixa, mais controle você terá sobre o seu negócio.

Por outro lado, o fluxo de caixa das operações pode ser calculado obtendo lucro líquido, adicionando de volta a depreciação e a amortização (despesas sem dinheiro), subtraindo aumentos nas contas a receber e estoques durante o período e adicionando aumentos nas contas a pagar.

Os cálculos podem ser feitos em qualquer período de tempo do ciclo operacional que seja mais significativo para você (mensal, trimestral, etc.). No entanto, os melhores resultados geralmente são obtidos usando demonstrações mensais de fluxo de caixa e projeções com base na experiência anterior.

USANDO UM FLUXO DE CAIXA

Construir um histórico de necessidades de fluxo de caixa usando registros financeiros históricos fornecerá uma ferramenta inestimável para projetar o cronograma de receitas, despesas e necessidades de financiamento.

Períodos de fluxo de caixa negativo podem prejudicar seriamente os planos de expansão e podem até levar ao fracasso dos negócios.

Demonstrações e projeções de fluxo de caixa podem avisá-lo sobre as necessidades de caixa e permitir que você implemente alterações.

No entanto, o gerenciamento adequado das contas a receber e do inventário pode fortalecer o fluxo de caixa pois permite que você:

  • Revise os procedimentos de cobrança para reduzir o tempo de atraso entre o envio e o faturamento.
  • Em seguida, reexamine as políticas de crédito e cobrança.
  • Considere oferecer descontos para pagamento antecipado e cobrar juros sobre saldos inadimplentes.
  • Revise os níveis de inventário.
  • Esteja alerta para estoques e excesso de estoque.
  • Por fim, descarte o estoque obsoleto reduzindo os preços.

Por outro lado, o gerenciamento eficaz do fluxo de caixa permitirá uma melhor utilização do dinheiro, gerará fundos adicionais de fontes internas e fornecerá aviso prévio das necessidades de financiamento.

Conhecer seu fluxo de caixa é imperativo para o sucesso dos negócios.

POR QUE É IMPORTANTE?

O volume de negócios é importante. Mas também pode ser enganoso! Uma rotatividade saudável não significa que seu negócio seja a imagem da saúde financeira.

A maioria dos proprietários de empresas sabem que, para entender o estado das finanças de seus negócios, o fluxo de caixa é muito mais importante do que o volume de negócios. É por isso que o gerenciamento de fluxo de caixa precisa estar no centro de suas operações.

Qualquer empresa pode ser prejudicada por um mau gerenciamento de fluxo de caixa. No entanto, mesmo as multinacionais com volume de negócios multibilionário podem ficar de joelhos quando não têm liquidez para cumprir suas obrigações para com seus credores.

Aqui vamos considerar por que o gerenciamento de fluxo de caixa é tão importante para as empresas e como garantir que sua empresa tenha liquidez suficiente para permanecer nos lucros.

 

COMO É FEITO O FLUXO DE CAIXA?

O gerenciamento de fluxo de caixa é essencialmente como você gerencia suas operações de uma maneira que conduza a um fluxo de caixa saudável.

É inerente a tudo, desde o seu processo de faturamento até seus relacionamentos com fornecedores. No entanto, não há uma maneira única de “fazer” o gerenciamento de fluxo de caixa, mas ele deve ser tecido em suas operações diárias.

Sem isso, você pode enviar sua empresa por uma encosta escorregadia em direção à insolvência, dívida, margens de lucro diminuídas e até liquidação. Por outro lado, embora o gerenciamento de fluxo de caixa exija esforço e atenção aos detalhes, é vital para o seu negócio.

O relatório regular de fluxo de caixa fornece uma perspectiva granular sobre para onde seu dinheiro está indo e facilita um planejamento financeiro mais bem informado.

Isso pode permitir que você faça investimentos de capital sem se preocupar com a forma como pagará suas contas e pode evitar que você gaste demais quando as despesas provavelmente serão maiores do que o habitual.

Dúvidas? Fale com a nossa Contabilidade agora mesmo!

Compartilhe